Processo de Avaliação pelos Pares
A Revista DDP avalia os artigos submetidos de forma impessoal e objetiva, sem nenhum tipo de restrição relacionada ao seu viés ideológico. Respeitamos o pluralismo real.
A análise será feita pelo Colegiado, com base nos pareceres de dois relatores (que não serão identificados). Serão utilizados os critérios enumerados nas normas de redação da Revista. Os artigos aqui submetidos passarão previamente por análise do Conselho Assessor, para averiguar a adequação à nossa linha editorial e aos critérios formais exigidos.
Atendidas todas as exigências, dois professores receberão o texto, que não conterá identificação autoral, para emitirem pareceres aprovando ou reprovando o artigo, em formulário próprio.
Se um parecer optar por aprovação e o outro por reprovação, um terceiro parecerista fará a avaliação final. O artigo será reenviado ao autor para que faça as alterações necessárias na hipótese de aprovação com ressalvas. Não haverá, também nesse caso, identificação dos avaliadores, e após a correção o artigo será novamente submetido à avaliação (pelos mesmos pareceristas).
Já no caso de reprovação, o autor receberá o artigo acompanhado dos motivos da rejeição, novamente sem identificação dos avaliadores. Se aprovado pelos dois pareceres, o artigo será analisado pelo Conselho Editorial. Este poderá exigir novas alterações, para que o texto se adeque às nossas normas, e decidirá quais artigos serão publicados em cada volume. Os critérios utilizados nas análises são a adequação temática com a linha editorial da Revista, a atualidade, a coerência metodológica, a originalidade do tema ou de sua abordagem, coesão e coerência, gramática e adequação bibliográfica.